domingo, 15 de maio de 2011

Absolutismo Holandês

Guilherme I
Guilherme I- o Taciturno, como era conhecido, recebeu o seu título aos 11 anos. Era o líder da casa de Orange-Nassau. Foi o grande impulsionador do movimento em direcção à independência dos Países Baixos.
No século XVI, a Holanda tornou-se parte do Império Espanhol, quando a coroa espanhola passou para o neto de Carlos V (Filipe II). Com o mau reger, de Filipe II, podemos observar isto pelos altos mposto, desemprego, e pela exclusão do governo dos nobres locais despertaram a oposição e, em 1568, Guilherme I deu inicio às revoltas holandesas contra as forças espanholas do Duque de Alba, o que levou à união dos Países Baixos.
Guilherme I congregou as provincias do Norte para uma União, o que se veio a tornar numa guerra pela luta religiosa e pela independência da Holanda té que as Províncias Unidas dos Países Baixos foram reconhecidas pelo Tratado de Vestefália, em 1648.
A Holanda desenvolveu o mercantilismo comercial e industrial, podendo ser destacado a expansão do mercado açucareiro no Brasil, na companhia das Índias Orientais, com bases no Ceilão, Indonésia, onde tinha poderes de sobrania, como na Inglaterra e na França.







Sem comentários:

Enviar um comentário