sábado, 14 de maio de 2011

Absolutismo Prussiano

O Rei que se destacou na Prússia foi: Frederico II, também conhecido por "o Grande". Era um grande admirador das artes, mas o seu pai (Frederico Guilherme I) era contra e tentou moldar o filho à sua semelhança, sendo esse esforço fracassado, pois Frederico II rebelou-se contra a sua educação e foi declarado traidor. Sendo encarcerado, ameaçado de execução e obrigado a assistir a decapitação de um amigo. Contudo foi um grande líder militar, liderando as forças prussianas.
Ao mesmo tempo que se ocupava de seus interesses na literatura e na arte da guerra, Frederico também foi capaz de transformar a Prússia numa potência económica. Por esse vasto leque de sucessos dentro e fora dos campos de batalha, Frederico foi apelidado de "o Grande".
Casou-se com Isabel Cristina, filha do duque de Braunschweig-Bervern e sobrinha do imperador Carlos VI.




É importante saber que:

  • A Prússia era uma monarquia autocrático-burocrática de tipo militar, isto é, o poder estava concentrado no rei, que governava através de funcionários obedientes e pagos por ele e que privilegiava a formação militar. Na verdade, toda a política de Frederico II estava voltada para o fortalecimento do exército e das conquistas militares que transformariam a Prússia numa grande potência europeia;
  • Prosseguiu com a política mercantilista de seus antecessores e reforçou o absolutismo central, acentuando a concentração de poderes e a burocratização. Apesar de seu absolutismo, Frederico II jamais creditou seu poder a Deus, declarando-se apenas o primeiro dos servidores do Estado, o que valia como disfarce para o seu poder absoluto.
  • Nomeou agentes para fiscalizar as finanças, a economia e o Exército e incentivou a imigração e o assentamento de colonos nas regiões devastadas pela guerra;
  • Manteve um Estado forte que só foi possível com a aliança entre a monarquia e a nobreza e também pelo facto de ter ao seu serviço um poderoso exército.
  • Usou os novos impostos sobre o café e o tabaco para financiar a banca de Berlim.
  • Promoveu reformas, como a abolição da tortura (influenciado pelas críticas de Montesquieu aos métodos de interrogatório) e das corvéias feudais, fundou escolas elementares, desenvolveu a instrução pública e decretou a tolerância religiosa. Acolheu refugiados franceses, no seu território, que escapavam de perseguições religiosas no seu país. Levaram para a Prússia capitais e técnicas, promovendo o desenvolvimento na agricultura, no comércio e nas manufaturas, o que aumentou os lucros do Estado. O comércio foi muito favorecido pela construção de canais e pelos tratados comerciais com a França.
  • Procurou desenvolver ainda mais a indústria e o comércio, sem muito êxito, devido à persistência dos grandes latifúndios da nobreza onde existia a servidão e à fraqueza da burguesia prussiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário