domingo, 15 de maio de 2011

Absolutismo Alemão

Guilherme I da AlemanhaNa Alemanha, Guilherme I foi quem se destacou, foi o Rei da Prussia e o primeiro Kaiser (imperdor) da Alemanha unificada.
Durante o  seu reinado, ocorreu a transformação da Prússia numa potência capaz de enfrentar nações poderosas que estendeu a sua influência por toda a Alemanha e pôs em práctica uma política imperial de expansão.
Defendia o absolutismo monárquico, desempenhando um papel relevante na repressão dos movimentos liberais que assombraram a Alemanha nesta época. Viu-se obrigado a refugiar-se na Inglaterra devido à Revolução de Berlim. Voltando um ano depois para chefiar as tropas que, instauraram a ordem, porém alterada pelos liberais.
O seu primeiro objectivo foi dotar a Prússia de poder militar, para evitar a repetição dos desastres passados. No entanto, teve de enfrentar a oposição do Parlamento, integrado por ricos proprietários, que viam a criação de um poderoso exército profissional como um meio para atingir as suas pretensões de controlar a política do governo.
Para enfrentar o Parlamento, Guilherme I nomeou para primeiro-ministro Bismarck, que se transformou numa figura-chave na construção da potência prussiana. Conseguiu reconstituir o exército prussiano.
Em 1862, dando início à política militarista da Prússia, ligou-se à Áustria para vencer a Dinamarca na Guerra dos Ducados, seguindo-se a guerra Austro-prussiana, contra sua ex-aliada, a Áustria, na qual a Prússia conseguiu anexar alguns territórios depois da vitória de Sadowa.


(Esta época do Absolutismo Alemão é importante, pois tem bastantes coisas para relacionares com a evolução democrática, nacionalismo e imperialismo. MAS NÃO TE ESQUEÇAS QUE NO ABSOLUTISMO GUILHERME I É IMPORTANTE, MAS NA EVOLUÇÃO FOI GUILHERME II, APESAR DE TEREM O MESMO MINISTRO (Bismarck)).

Sem comentários:

Enviar um comentário